Em apenas 30 dias de funcionamento, a Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon, em Marabá, já realizou mais de 3.700 atendimentos, entre consultas especializadas e exames, beneficiando diretamente moradores da cidade e de outros 12 municípios da região sudeste do Pará. A unidade foi entregue pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar o acesso à saúde especializada e qualificada fora dos grandes centros.


De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Policlínica ultrapassou a marca de mil consultas médicas em especialidades como ortopedia, cardiologia, ginecologia, urologia e otorrinolaringologia. Além disso, foram mais de 2 mil exames realizados, incluindo ultrassonografias, tomografias, radiografias, eletrocardiogramas e densitometria óssea.
A titular da Sespa, Ivete Gadelha Vaz, celebrou o resultado. “Em apenas um mês de funcionamento, os números já demonstram o impacto positivo da unidade para Marabá e municípios vizinhos. Vamos seguir avançando, para garantir que mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde especializados e de qualidade”, afirmou.
Atendimento elogiado por usuários
A eficiência no atendimento também foi percebida pela população. A moradora de Marabá, Dieli Pinheiro, elogiou a agilidade e o cuidado no serviço. Encaminhada para uma consulta ginecológica, ela realizou exames laboratoriais no mesmo dia. “É reconfortante saber que temos um serviço assim tão acessível, perto de casa”, destacou.

Quem também aprovou a experiência foi Nataly Batista, de Abel Figueiredo. Ela levou o filho de 4 anos para uma consulta com o pediatra e conseguiu resolver tudo em um só lugar. “A consulta foi excelente. A médica foi atenciosa com o meu filho. Ele precisava fazer exames e conseguimos resolver tudo aqui mesmo, o que faz a diferença para quem vem de longe”, afirmou.
Serviço regional e estrutura de ponta

Com 33 especialidades médicas e multiprofissionais, a Policlínica/Natea Carajás tem capacidade para oferecer diagnósticos precisos e tratamentos diversos. Além dos atendimentos ambulatoriais, a unidade também realiza procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e abriga o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), uma estrutura inédita na região.
O diretor-executivo da unidade, Joabe Lopes, ressalta que o primeiro mês também foi de aprendizado. “Foi um mês de intenso trabalho e superação. Apesar dos desafios naturais de um serviço recém-inaugurado, conseguimos oferecer uma assistência de qualidade e alcançar um número expressivo de atendimentos”, disse.
Como acessar os serviços
Os atendimentos são regulados pela Central Estadual de Regulação. Para ter acesso à Policlínica, os cidadãos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde no município onde vivem. Após a avaliação médica, o encaminhamento é feito via Secretaria Municipal de Saúde, que realiza o agendamento por meio do Sistema Estadual de Regulação.

A unidade está preparada para atender usuários de Marabá e de outros 12 municípios: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.