Selecione abaixo uma Cidade

Operação Verão Seguro 2025 é lançada em Marabá com reforço policial e ações integradas nas praias da região

  • Compartilhe:

4 jul

A Operação Verão Seguro 2025 foi oficialmente lançada na manhã desta sexta-feira (4), no encontro dos rios Itacaiunas e Tocantins, em Marabá Pioneira. Coordenada pelo Governo do Estado, a iniciativa mobiliza forças de segurança pública para garantir um mês de julho mais seguro para moradores e turistas nas principais cidades da região sudeste do Pará.

O plano prevê reforço no efetivo policial, atuação integrada entre os órgãos de segurança e atenção especial aos balneários, com foco na prevenção de ocorrências durante o período de veraneio. Sete dos doze municípios da área de abrangência do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) receberão reforço, com destaque para Marabá, Itupiranga, São Geraldo do Araguaia e Palestina do Pará — cidades que vão sediar eventos com atrações nacionais.

De acordo com o comandante do CPR II, coronel Gledson Santos, em Marabá o planejamento prevê uma média de 60 policiais por noite durante os shows. Nos fins de semana sem grandes eventos, o efetivo extra será de cerca de 35 policiais. Além disso, 20 policiais vindos da capital, Belém, reforçarão o policiamento a cada fim de semana.

Durante o lançamento da operação, o secretário regional de Governo, João Chamon Neto, destacou o empenho do Estado para promover segurança pública no veraneio. “Nós somos uma região banhada por rios, e por essa razão as equipes de segurança pública têm a responsabilidade de proteger o cidadão”, afirmou.

Chamon, no entanto, não deixou de criticar a ausência de representantes da segurança pública municipal, que foram convidados mas não compareceram ao evento. “Lamentamos a falta de participação do município. A integração entre as esferas de governo é fundamental para que a população se sinta protegida”, pontuou.

A Polícia Civil também está envolvida diretamente nas ações. Representando a 10ª RISP, a delegada Eliene Lima explicou que a Seccional Urbana de Marabá receberá reforço extra, já que é a unidade que mais deve absorver demandas ao longo do mês. “Isso permite que a Polícia Militar seja atendida com mais agilidade e volte rapidamente às ruas”, ressaltou a delegada, que agradeceu o empenho das instituições envolvidas e garantiu total comprometimento para um verão mais tranquilo.

Já o Corpo de Bombeiros Militar destacou as ações de prevenção balneária. O comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), tenente-coronel Felipe Galúcio, informou que 50 bombeiros militares e guarda-vidas estarão atuando em Marabá e em outras praias da região. “Este ano, tivemos um reforço para cobrir a Praia do Tucunaré e também outras áreas que terão programações mais intensas. O aumento no número de turistas e banhistas exige uma atenção redobrada”, disse o oficial.

Galúcio ressaltou ainda que áreas seguras para banho foram previamente demarcadas e que os militares passaram por treinamentos específicos. “Nosso objetivo é prevenir, garantir segurança e tranquilidade para quem vai aproveitar as praias da nossa região”, concluiu.

A Operação Verão Seguro 2025 seguirá até o fim de julho, com ações conjuntas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Defesa Civil e outros órgãos estaduais, garantindo proteção e apoio aos milhares de moradores e visitantes que participam da temporada de veraneio no sudeste do Pará.

Com informações de Portal Correio de Carajás

Publicidade
whats