Selecione abaixo uma Cidade

Cheia dos rios afeta 456 pessoas em Marabá; prefeitura reforça assistência com abrigos e serviços essenciais

  • Compartilhe:

10 mar

A cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas já afeta diretamente 456 pessoas em Marabá, segundo o boletim diário da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) desta segunda-feira (10). O nível do Rio Tocantins atingiu 10,11 metros, enquanto o Rio Itacaiunas chegou a 12,34 metros, causando transtornos em diversos bairros da cidade.

De acordo com relatório da Compdec, as áreas afetadas incluem os bairros Filadélfia, Vavazão, Taboquinha, Tacho, São Miguel da Conquista, Carajás 1, 2 e 3, Amapá, Bairro da Paz e Sororó (Núcleo Cidade Nova), além das folhas 13 e 14, na Nova Marabá. Na Marabá Pioneira, os bairros Santa Rosa, Del Cobra e Vila Canaã também registram impactos, assim como o São Félix Pioneiro.

Entre os atingidos, 87 famílias (218 pessoas) estão desalojadas e se abrigam na casa de parentes ou amigos. Outras 13 famílias permanecem em suas residências de dois ou mais andares, apesar do isolamento causado pela enchente. Já 63 famílias (217 pessoas) foram acolhidas nos abrigos montados pela prefeitura. No total, 13 abrigos foram disponibilizados, mas apenas cinco estão ocupados no momento, localizados no bairro Amapá, no Sororó, no terreno da Tocantins, na Avenida 2000, na antiga Borges Informática, no bairro 05 de Abril e na Praça Paulo Marabá, na Marabá Pioneira.

Força-tarefa e assistência social

Uma força-tarefa foi montada para auxiliar no resgate e atendimento às famílias atingidas. Estão mobilizados 12 agentes da Compdec com uma lancha e três viaturas; dois assistentes sociais e um motorista da Secretaria de Assistência Social; oito agentes da Secretaria de Segurança Institucional; quatro fiscais do Departamento de Postura, que cederam seis banheiros químicos; um motorista da Secretaria de Educação e cinco servidores do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá. Além disso, o Exército Brasileiro disponibilizou 44 militares e cinco viaturas, enquanto o Corpo de Bombeiros participa com seis militares e duas viaturas, incluindo um caminhão-pipa. A empresa Equatorial também atua no fornecimento de energia nos abrigos e no desligamento preventivo nas áreas alagadas.

As famílias em situação de vulnerabilidade estão recebendo atendimento médico com clínico geral, pediatra e profissionais especializados em saúde do idoso. Além disso, há distribuição de cestas básicas, absorventes e assistência veterinária para os animais de estimação nos abrigos maiores, onde um espaço adequado está sendo preparado para acolhê-los.

Com as chuvas e a elevação dos rios, a prefeitura segue monitorando a situação e ampliando a assistência para minimizar os impactos da enchente na população afetada.

Com informações de ASCOM PMM

whats