A participação de Marabá na 7ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em Belém nos dias 28 e 29 de agosto, resultou em uma conquista histórica para a cidade: a eleição de duas representantes locais para o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), no biênio 2025-2029. Heidiany Moreno, pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Caira Alves, pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetagri), assumirão o compromisso de fortalecer a luta por mais igualdade, respeito e oportunidades para as mulheres do Pará.


Para Heidiany, a vitória simboliza o reconhecimento do protagonismo das mulheres marabaenses. “Nossa presença neste espaço reafirma compromissos e amplia o protagonismo local na formulação de políticas públicas inclusivas e na garantia de direitos”, destacou a nova conselheira estadual.
Caira Alves ressaltou que sua eleição fortalece a presença das mulheres do campo, mas com olhar para toda a sociedade. “A Fetagri no Conselho fortalece a luta das mulheres, em especial do campo, das águas e das florestas, mas sempre olhando também para as da cidade, porque esse é um dos papéis das conselheiras”, afirmou.

Além da conquista no CEDM, a delegação marabaense também garantiu representação na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro. As delegadas Claudia Maria Gomes Chini e Jeania dos Santos Sobral representarão a sociedade civil pela região Carajás, ao lado de representantes de Canaã dos Carajás e Parauapebas.
Outro ponto de destaque foi a aprovação de uma moção de repúdio contra os altos índices de mortalidade materna no Pará, especialmente em Marabá. O documento foi construído por entidades como Instituto Estrelas, Adoulas, CUT, Fetagri e MMINEPA e será levado a Brasília, com propostas como a criação de uma lei das doulas, implantação de casas de parto e fortalecimento da humanização do parto na rede pública.
A CUT, com 42 anos de atuação e considerada a maior central sindical da América Latina, mantém sede em Marabá, na Folha 27, bairro Nova Marabá. Já a Fetagri, com 56 anos de história, possui dez regionais em todo o Pará, incluindo uma em Marabá, reforçando a importância da cidade na luta das mulheres.
Com Heidiany e Caira, Marabá amplia seu espaço de representatividade política e garante que as vozes do sul e sudeste do Pará sejam ouvidas nos espaços de decisão estadual.