Os professores Francisco Ribeiro e Lucélia Cavalcante foram eleitos pela comunidade acadêmica da Unifesspa em votação realizada no dia 27 de maio deste ano. Representando a Chapa 2, intitulada “Somos Tod@s Unifesspa”, eles obtiveram 55% da média final de votos, enquanto a Chapa 1, liderada pelos professores Maurílio de Abreu Monteiro e Andréa de Lima Ferreira Novais, alcançou 45%. A votação contou com a participação de 4.130 pessoas, entre técnicos, professores e alunos, ocorrendo de forma presencial nos campi da instituição e também pela plataforma digital SigEleição.
Após a eleição, a lista tríplice com os candidatos foi encaminhada ao Ministério da Educação, conforme estabelece a Constituição. Cabe ao presidente da República escolher o nome do reitor a partir dessa lista. Francisco Ribeiro, que já havia sido nomeado reitor em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro, ficou em terceiro lugar na consulta à comunidade acadêmica naquele ano, mas foi selecionado pela lista tríplice enviada pelo Conselho Universitário (Consun).
Embora não seja obrigatório que o primeiro colocado na lista tríplice seja nomeado, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a tradição é que o governo federal respeite a escolha feita pela comunidade acadêmica, o que aconteceu desta vez.
Sobre Francisco Ribeiro
Francisco Ribeiro da Costa, de 51 anos, é paraense, afro-indígena, nascido no município de Bujaru/PA. Formado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui mestrado e doutorado em Geologia e Geoquímica. Ingressou como professor na UFPA, Campus de Marabá, em 2006.
Na Unifesspa, foi diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Durante seu mandato como reitor, coordenou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes Norte) e representou a Andifes na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).
Sobre Lucélia Cavalcante
Lucélia Cardoso Cavalcante nasceu em Altamira/PA e mudou-se para Marabá aos 4 anos de idade. Formou-se em Pedagogia pela UFPA, Campus de Marabá, e iniciou sua carreira docente em escolas públicas municipais.
Em 2006, foi aprovada no concurso público na UFPA como Técnica Pedagógica do Campus de Marabá. Obteve mestrado e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Desde 2016, é professora adjunta da Unifesspa na área de Educação Especial, coordenando programas de inclusão e acessibilidade. (Com informações de Portal Debate)