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Em Marabá, Frota de Ônibus Abandonada Vira Sucata e Não Cobre Dívidas Trabalhistas

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25 out

Após uma década operando o transporte público de Marabá, a empresa Transporte Coletivo Anápolis (TCA), com tradição de 50 anos em Anápolis (GO), encerrou suas atividades no município paraense em 16 de fevereiro de 2020. A TCA alegou desequilíbrio financeiro, agravado pela pandemia da Covid-19, e sua situação de recuperação judicial como razões para a saída. A empresa deixou um saldo de aproximadamente R$ 7 milhões em dívidas trabalhistas com 220 colaboradores.

Para garantir o pagamento desses trabalhadores, o Sindicato dos Rodoviários do Sul e Sudeste do Pará conseguiu, junto à Justiça do Trabalho de Marabá, o bloqueio de um imóvel da TCA em Goiânia, visando sua venda em leilão para quitar as obrigações. Contudo, o leilão ainda não ocorreu, e a questão segue sem resolução.

Frota Degradada Gera Preocupação

Enquanto a questão trabalhista se arrasta, outra situação chama a atenção: a frota de ônibus da TCA foi deixada em estado de abandono em sua garagem no bairro Nova Marabá, na Folha 33. Segundo Geraldo Dean, presidente do sindicato, os veículos, que poderiam ajudar na quitação das dívidas, se deterioraram a ponto de virarem sucata, perdendo seu valor de mercado e tornando-se insuficientes para cobrir a dívida trabalhista.

Transporte Público Operando no Limite

Desde a saída da TCA, o transporte público em Marabá é mantido pela empresa Nasson Tur, que hoje opera com apenas 17 ônibus. A empresa recebe um subsídio mensal de até R$ 200 mil do município para atender o transporte gratuito, mas ainda enfrenta dificuldades para manter a operação viável. Segundo Geraldo Dean, o serviço enfrenta forte concorrência com outros modais, o que reduz ainda mais a sustentabilidade econômica do sistema.

Posição da TCA sobre os Bens Abandonados

Em resposta às críticas sobre o abandono da frota, o gerente da TCA, Desidério João Martins, esclareceu que a venda dos ônibus foi necessária devido à depreciação dos veículos e ao custo de tributos anuais, como o licenciamento. Os ônibus foram vendidos para uma recicladora local, e agora a empresa está organizando a limpeza do terreno para colocá-lo à venda. “Nossa prioridade é pagar as dívidas trabalhistas”, afirmou Martins, reforçando que o objetivo é usar os recursos obtidos para honrar os compromissos com os funcionários.

História do Transporte Público em Marabá

O transporte público de Marabá teve início nos anos 1980 com a Viação Capota, criada pelo pecuarista Geraldo Capota, que operou até 1988. Naquela época, apesar das ruas precárias, cerca de 20 ônibus circulavam diariamente. Após a Viação Capota, outras empresas se sucederam até a chegada da TCA em 2013, que operou o serviço até o fechamento das operações em 2020. Desde então, a Nasson Tur assumiu a operação, mantendo a frota reduzida que hoje atende a população da cidade.

(Com informações de DOL Carajás)

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