Uma nova fase da construção do viaduto na interseção da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba, Região Metropolitana de Belém, provocará mudanças no tráfego entre os dias 4 e 9 de novembro. O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) coordenará a operação, que inclui o içamento de 12 vigas de 50 toneladas cada, alterando temporariamente o fluxo no KM-10 da rodovia.
Para a execução das obras, que contará com o uso de guindastes e grandes equipamentos, as faixas da BR-316 serão bloqueadas em ambos os sentidos em dias específicos, conforme o cronograma a seguir:
Desvios programados:
• Dias 4, 5 e 6 de novembro: As operações se concentrarão no sentido de entrada para Belém, e as três faixas, incluindo a faixa de concreto, serão interditadas. O tráfego de entrada será desviado para a faixa expressa e uma faixa de asfalto no sentido contrário. Motoristas que deixam Belém terão acesso pelas duas faixas de asfalto junto à calçada.
• Dias 7, 8 e 9 de novembro: As operações mudam para o sentido de saída de Belém, com bloqueio das três faixas e da faixa de concreto nesse lado da BR-316. Motoristas que saem da cidade seguirão pelo desvio na faixa expressa e uma faixa de asfalto no sentido oposto, enquanto o fluxo de entrada utilizará as duas faixas próximas à calçada.
Durante todo o período de interdição, o acesso à Alça Viária permanecerá aberto, sem impacto direto no tráfego dessa entrada e saída.
Essas mudanças visam a segurança dos motoristas e a eficiência na execução da obra, buscando minimizar os transtornos em uma das principais vias de ligação com a capital. O NGTM orienta que os condutores redobrem a atenção e programem rotas alternativas, se possível.