A Associação Protetora dos Animais de Marabá, Focinhos Carentes, esteve presente na sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (5), pedindo apoio contínuo dos vereadores para garantir a continuidade de seu trabalho com cerca de 200 animais resgatados. A ONG, fundada em 2015, enfrenta dificuldades financeiras para manter o abrigo, que depende de doações e emendas parlamentares.
O vereador Márcio do São Félix (PSDB) elogiou a atuação da Focinhos Carentes, destacando como seu gabinete tem colaborado com a causa animal e reconhecendo a importância do trabalho da ONG, especialmente no atendimento a animais carentes.
Já o vereador Ilker Moraes (MDB) lembrou a criação do plano de ação para a causa animal, ressaltando que, embora as emendas sejam essenciais, elas não são suficientes. Ele frisou a necessidade de garantir mais recursos para o trabalho de proteção animal, e se comprometeu a analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para avaliar as condições do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e melhorar o atendimento aos animais.
A fundadora da Focinhos Carentes, Fátima Silva, explicou que o abrigo vai além da proteção animal, sendo um trabalho importante também para a saúde pública. Ela reforçou que, sem apoio financeiro, o funcionamento do abrigo está ameaçado, e pediu que os vereadores ampliassem os recursos para 2025.