A construção do túnel de pedestres na Rodovia BR-230 Transamazônica, conectando as Folhas 32 e 33 em Nova Marabá, tem sido alvo de críticas por parte dos moradores da Folha 33. Estes, que sempre sonharam com uma travessia segura na BR, especialmente após a duplicação que não contemplou passarela ou viaduto para pedestres, expressam descontentamento.
A prefeitura afirma que a obra está em estágio avançado e estará pronta para uso ainda neste semestre. Entretanto, moradores têm comparado o túnel a uma galeria de esgoto, demonstrando preocupação com o espaço reduzido, chegando a afirmar que, durante a noite, poucos terão coragem de atravessá-lo.
A expectativa gerada pela obra é grande, principalmente para a segurança dos pedestres, em especial alunos da Folha 33 que necessitam atravessar a rodovia para estudar na Escola Pequeno Príncipe (Folha 32) e Escola Duque de Caxias, na Vila Militar Presidente Castelo Branco.
Segundo a prefeitura, o túnel possui 32,66 metros de comprimento, 2,60 metros de altura e 2,75 metros de largura. Está sendo construído com proteção lateral, rampa de acessibilidade, iluminação e urbanização.