O prazo para inscrição no Chamamento Público nº 02/2025 da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural do Pará (FCP) foi prorrogado até o dia 10 de março. O edital selecionará projetos culturais a serem fomentados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).


Com a prorrogação, todas as datas das etapas do chamamento também foram ajustadas. As alterações podem ser conferidas no Anexo XII – Cronograma de Execução do Edital, disponível no site Mapa Cultural do Pará e na página oficial da Fundação Cultural do Pará. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail editalpnabpa.fcp@gmail.com ou pelo telefone (91) 3284-9106.
Apoio à cultura paraense
O edital da FCP busca incentivar a criação, produção e circulação de bens culturais, contemplando manifestações artísticas diversas. Podem ser inscritos projetos como apresentações, exposições, espetáculos, performances, intervenções artísticas, mostras e residências artísticas, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura no estado.
Quem pode se inscrever?
A participação é aberta a artistas, músicos, escritores, produtores e demais agentes culturais que atuem e residam no Pará há pelo menos dois anos. Para concorrer, é necessário cadastro no Mapa Cultural do Pará, que pode ser feito pelo link https://mapacultural.pa.gov.br.
Cotas no edital
O chamamento prevê critérios de inclusão, com divisão das vagas da seguinte forma:
• 30% para a Região de Integração Guajará (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará);
• 70% para as demais regiões de Integração do estado;
• 50% das vagas destinadas a mulheres;
• 25% para pessoas negras (pretas e pardas);
• 10% para indígenas;
• 10% para pessoas com deficiência (PcDs).
Com a prorrogação do prazo, os interessados têm mais tempo para submeter suas propostas e garantir a participação no processo de fomento à cultura paraense.