Cerca de 100 médicos que atuam no Hospital Municipal de Marabá (HMM) e no Hospital Materno Infantil (HMI) ainda não receberam os salários referentes ao mês de maio. A denúncia foi feita pelo vereador Márcio do São Félix durante a sessão desta terça-feira (24), na Câmara Municipal.


Os profissionais afetados são contratados por meio do Instituto Madre Tereza, organização que presta serviços ao município. De acordo com informações apuradas, os salários só são pagos após o repasse da Prefeitura ao instituto — o que, até o momento, não ocorreu.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá foi procurada e questionada sobre o motivo do atraso e quando será feito o pagamento, mas ainda não se manifestou.
Enquanto a gestão municipal evita dar explicações públicas, uma fonte ligada à administração, ouvida sob condição de anonimato, revelou: “A atual gestão relativizou a data de pagamento dos médicos”, indicando que o cronograma de repasses deixou de ser prioridade.
O atraso salarial aprofunda a crise já instalada na saúde pública de Marabá, marcada por denúncias de precariedade na estrutura, superlotação e falta de profissionais especializados. Para muitos, o não pagamento dos médicos evidencia o colapso de um sistema que deveria ser prioridade.