Selecione abaixo uma Cidade

Professor Maurílio Monteiro registra candidatura à Reitor da Unifesspa para recuperar democracia na Universidade

  • Compartilhe:

12 abr

Na tarde desta quinta-feira (11), ocorreu no campus III da Unifesspa em Marabá o registro da candidatura da chapa do professor doutor Maurílio Monteiro para a reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. O evento lotou o hall principal do bloco central da cidade universitária, em um ato público que contou com a participação de dezenas de alunos, técnicos e professores da instituição, os quais entoavam músicas e palavras de ordem em referência ao período de resistência à ruptura democrática de 1964 no Brasil, como “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, e “Apesar de você”, de Chico Buarque.

O clima de resistência ao autoritarismo dos presentes no ato de registro da chapa de Maurílio para Reitor justifica-se pelo fato de que, em 2020, embora tenha obtido 84% dos votos na eleição realizada à época, o ex-presidente Jair Bolsonaro nomeou o candidato menos votado para o cargo, desrespeitando a vontade da comunidade acadêmica da Unifesspa.

Durante o ato de registro da chapa nesta quinta-feira, Maurílio apresentou sua candidata a vice-reitora, a professora doutora Andrea Ferreira Novais, do Instituto de Geociências e Engenharia. Em entrevista ao portal, ela expressou confiança de que, desta vez, com uma nova conjuntura política nacional e um novo governo, a autonomia da decisão da comunidade acadêmica será respeitada.

Maurílio também manifestou confiança em sua vitória no processo democrático, destacando que a chapa foi construída ao longo do tempo, em um processo de escuta que incorporou propostas oriundas de uma plataforma democrática de participação da comunidade acadêmica.

A eleição está marcada para o próximo mês em todos os campi da Universidade na região, incluindo os municípios de Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia e Marabá. Terão direito a voto alunos, técnicos e professores da Universidade. O portal apurou que a chapa de Maurílio foi a primeira a ser inscrita no processo de escolha, sem que nenhuma outra tenha sido protocolada até o fechamento desta matéria.

whats