Na tarde desta segunda-feira (12), a mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Marabá realizou uma reunião propositiva com a nova secretária municipal de Saúde, Lícia Souza. O encontro ocorreu na sede do Conselho, no núcleo Nova Marabá, e teve como foco a apresentação inicial do plano de trabalho da nova gestão da pasta para o ano de 2026.
Participaram da reunião a presidente do Conselho, Ana Lúcia Farias, e o vice-presidente, Diorgio Santos, além de membros da mesa diretora. Durante a apresentação, a secretária reconheceu gargalos históricos da saúde pública no município, com destaque para a fila de mais de 7 mil pessoas que aguardam por cirurgias eletivas — uma das principais demandas represadas da rede municipal.
Lícia Souza é técnica da área de saúde pública e já atuou como secretária municipal de Saúde no município de Jacundá. Ela assumiu recentemente o comando da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá após o ex-titular pedir exoneração, em meio a críticas relacionadas a problemas administrativos e à falta de diálogo com o Conselho Municipal de Saúde.
A reunião foi avaliada como um passo importante para a retomada do diálogo institucional entre a Secretaria de Saúde e o Conselho, instância responsável pelo controle social do SUS. Segundo a mesa diretora, o enfrentamento dos problemas estruturais da saúde em Marabá passa, necessariamente, pela construção de uma relação mais transparente, propositiva e permanente entre gestão e controle social.
