O ministro das Cidades, Jader Filho, presidiu na última terça-feira (29) a Reunião Anual do G20 PLIC 2024, evento híbrido realizado paralelamente ao encontro do Grupo de Trabalho de Redução de Riscos de Desastres do G20. O evento, organizado pelo Brasil em parceria com o ONU-Habitat, OCDE e Ministério das Relações Exteriores, reuniu representantes dos países do G20 para discutir o papel estratégico das cidades intermediárias no desenvolvimento sustentável e na resiliência frente aos desafios globais.


Essas cidades, com população entre 50 mil e 1 milhão de habitantes, são apontadas como elementos-chave para conectar zonas rurais a grandes centros urbanos, representando cerca de 62% da população mundial. Jader Filho destacou a necessidade de um crescimento planejado para essas áreas, buscando evitar os erros cometidos na urbanização descontrolada das grandes metrópoles brasileiras.
Durante a reunião, o debate focou em dois eixos principais: o papel de tecnologias agrícolas para reduzir a fome e garantir a neutralidade de carbono, e a implementação de estratégias de redução de riscos e resiliência para as cidades intermediárias. Essas discussões visam alinhar as ações dos países aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer o compromisso com o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Encontro de Alto Nível em Belém
A partir de hoje (30), Belém será palco de um Encontro de Alto Nível e da Reunião Ministerial sobre Redução de Risco de Desastres, que se estenderá até 1º de novembro. Coordenado pelo ministro Jader Filho, o evento reunirá líderes do Grupo de Redução de Riscos de Desastres do G20 para elaborar diretrizes conjuntas e fortalecer a gestão de crises climáticas globais, em um esforço para definir políticas eficazes de prevenção e resposta a catástrofes naturais.