A Agência de Controle e Regulação dos Serviços Públicos de Transporte do Pará (Artran) abriu, nesta segunda-feira (11), uma Consulta Pública para ouvir a população sobre a etapa de licitação do sistema de transporte BRT Metropolitano. Até o dia 25 de novembro, qualquer pessoa pode participar enviando sugestões e perguntas por meio de um formulário disponível no portal oficial da Artran (artran.pa.gov.br)
O governo do Pará assegurou a compra de 265 ônibus para operar no sistema BRT Metropolitano, com um investimento financiado pelo governo federal através do Programa Pró-Transporte FGTS, com apoio da Caixa Econômica Federal. Dos veículos adquiridos, 40 serão movidos a eletricidade, enquanto os outros 225 serão do modelo Diesel Euro 6, menos poluente que os modelos atualmente em circulação na Região Metropolitana de Belém. A previsão de chegada dos primeiros ônibus está marcada para dezembro de 2024.
Consulta Pública
A Artran destaca a importância da participação popular no processo de licitação para escolha da empresa que administrará o BRT Metropolitano. O diretor de Regulação e Planejamento da Artran, Cláudio Conde, reforça o convite à população para contribuir com sugestões e questionamentos, ressaltando que “a consulta permite que os cidadãos compreendam as condições e regras para a operação do sistema integrado, assegurando sua participação em um projeto do qual serão os principais beneficiários”.
Após o término do período de consulta, todas as contribuições enviadas pelo formulário serão respondidas por e-mail. Para participar, basta acessar o site da Artran e preencher o formulário disponível na seção Transparência Pública.
Sobre o BRT Metropolitano
O Sistema de Transporte Metropolitano, uma iniciativa do governo estadual, integrará terminais em Belém com os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Isabel. O projeto prevê 31 linhas de ônibus alimentadoras, que levarão passageiros até a linha troncal do BRT, permitindo a integração dos municípios com uma tarifa única.
Com o novo sistema, os passageiros poderão embarcar em um ônibus dentro de seu município e, com o mesmo bilhete, acessar pontos, estações ou terminais de integração para chegar a Belém. Além de reduzir o tempo de deslocamento, o BRT Metropolitano visa ampliar as opções de transporte e aumentar o conforto dos usuários, com veículos novos equipados com ar-condicionado e wi-fi, além de melhorias na segurança e na organização do trânsito na Região Metropolitana de Belém.
As sugestões e questionamentos podem ser enviados até 25 de novembro, clicando no banner de Consulta Pública 003/2024 no portal da Artran.