O Governo do Pará dará início, nesta quinta-feira (21), às obras do primeiro sistema de coleta e tratamento de esgoto do Ver-o-Peso, no bairro da Campina, em Belém. O projeto, que beneficiará cerca de 60 mil pessoas, integra o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro de 2025 na capital paraense.
De acordo com Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, a intervenção começará com a interdição da rua atrás do prédio da Companhia Docas do Pará (CDP), para a instalação do canteiro de obras. “Na segunda-feira, iniciaremos as escavações, partindo do Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, no sentido Ver-o-Peso”, explicou.
Esta é a primeira vez em mais de 390 anos de história do Ver-o-Peso que a região recebe uma obra voltada ao tratamento de esgotos sanitários. A iniciativa promete melhorar a qualidade de vida da população local e preservar o meio ambiente, evitando que o esgoto não tratado continue a contaminar rios, igarapés e o solo da área. “Vamos eliminar o esgoto a céu aberto que hoje afeta o Ver-o-Peso, garantindo mais segurança, saúde e qualidade de vida para quem vive e trabalha ali”, destacou Adler.
Detalhes da obra
O projeto, conduzido pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), prevê a instalação de mais de 4,1 quilômetros de rede coletora de esgoto, cerca de 60 Poços de Visita (PV), 300 ramais domiciliares, além de obras de demolição e recuperação do pavimento asfáltico e dos paralelepípedos históricos.
A conclusão da obra está prevista para outubro de 2025, representando um investimento de R$ 12,37 milhões. Os recursos são fruto de uma parceria entre o Governo do Pará, o Governo Federal, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.
Este marco histórico não apenas preserva o patrimônio cultural e ambiental da região, mas também reforça o compromisso do Pará em sediar a COP 30, apresentando avanços significativos em sustentabilidade e infraestrutura urbana.