Selecione abaixo uma Cidade

Câmara de Canaã restringe o uso de linguagem neutra nas escolas municipais

  • Compartilhe:

24 abr

Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás aprovou o Projeto de Lei Nº 011/2024, que veda o emprego da linguagem neutra, também conhecida como não-binária, na grade curricular das escolas públicas e privadas do município. De autoria do vereador Cleverson Zajac (PL), o texto garante aos estudantes o direito a uma educação de qualidade, preservando o ensino da língua portuguesa sem alterações dos padrões linguísticos com base em ideologias específicas. Zajac destacou: “Meu objetivo com este PL é permitir que a linguagem neutra não seja obrigatória nas escolas, assegurando a manutenção do português oficial em Canaã.”

Segundo a proposta, a linguagem neutra modifica a estrutura das palavras na comunicação oral e escrita, evitando a atribuição de gênero feminino ou masculino, substituindo “todos/todas” por “todes”, “amigos” por “amigues”, “alunos” por “alunes”, entre outras variações. Zajac ressaltou que não tem nada contra o uso da linguagem neutra, mas acredita na necessidade de restringi-la nas escolas.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 11 parlamentares presentes na sessão e agora segue para o gabinete da prefeita.

Via Gazeta Carajás

whats