Selecione abaixo uma Cidade

Ocupação de área urbana em Canaã dos Carajás reúne mais de 350 famílias “sem teto”

  • Compartilhe:

23 out

Há pouco mais de um mês, 365 famílias ligadas ao Movimento Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), uma organização vinculada ao MST, ocuparam uma área urbana no bairro Alvorada, em Canaã dos Carajás. O acampamento, batizado de Mariza Letícia Lula da Silva dos Sem Teto, foi montado próximo ao Beasts Soccer, e as famílias afirmam que permanecerão no local até que uma solução habitacional seja alcançada.

As famílias, que ocupam a área há 42 dias, dividem lotes de 12 x 30 metros, e muitas já começaram a erguer suas casas improvisadas. A principal queixa dos moradores é o alto custo dos aluguéis no município, que tem tornado impossível o acesso a uma moradia digna. “Aqui são pessoas em busca de moradia, pois ninguém tem condições de pagar os altos aluguéis cobrados aqui na cidade”, afirmou Bento Lima Pinheiro, coordenador da FNL nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, que está em Canaã para coordenar o acampamento.

O movimento tem contado com relatos emocionantes de seus ocupantes. Wanessa Rodrigues, grávida de sete meses, conta que, após ser despejada do aluguel social, sua única esperança foi unir-se à FNL. “O CREAS e o CRAS me despejaram. Agora, estou aqui para conseguir um pedaço de chão e dar uma vida melhor para minha filha”, disse Wanessa.

O número de ocupantes tem crescido, e o movimento acredita que, nos próximos dias, mais de 450 famílias se unirão à ocupação. A palavra de ordem no acampamento é “resistência”, com a expectativa de que o movimento ganhe ainda mais força na luta por moradia popular em Canaã dos Carajás.

whats