Selecione abaixo uma Cidade

Câmara de Marabá diploma vereadores mirins em evento que celebra a educação política nas escolas

  • Compartilhe:

26 abr

Com uma trajetória de mais de 10 anos, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) vem desenvolvendo um trabalho de referência na educação política de crianças e adolescentes das escolas públicas do município. Idealizado pelo ex-vereador Miguel Gomes Filho, o projeto atingiu mais uma importante etapa na manhã desta sexta-feira (25), com a cerimônia de diplomação e posse da 7ª Legislatura do Programa Câmara Mirim.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Marabá e contou com a presença do presidente da Casa, Ilker Moraes (MDB), dos vereadores Márcio do São Félix (PSDB), Maiana Stringari (PDT) e Priscila Veloso (PSD), além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Marabá, Rodrigo Botelho, da coordenadora-executiva da Elmar, Gabriela Silva, de alunos, professores da rede pública municipal e do secretário de Educação de Marabá, Cristiano Lopes.

Durante seu discurso, Ilker Moraes destacou a relevância da Escola do Legislativo na formação política dos estudantes, ressaltando que o programa aproxima a comunidade escolar do universo político e ajuda a formar cidadãos mais conscientes.

“Esse projeto tem desenvolvido um trabalho brilhante em nossas escolas e certamente teremos cidadãos politizados que contribuirão bastante para o desenvolvimento da nossa bela Marabá”, afirmou o presidente da Câmara.

Entusiasta do programa, a vereadora Maiana Stringari celebrou os frutos já colhidos pela iniciativa. “Esse projeto desmistifica a ideia de que a política é apenas politicagem. Ele mostra que existem, sim, bons políticos, que trabalham para construir uma sociedade melhor”, pontuou.

Representando a OAB, Rodrigo Botelho também elogiou o programa, associando o sucesso da iniciativa ao empenho dos envolvidos. Para ele, o contato precoce das crianças com a política é fundamental para a formação de adultos mais críticos e participativos.

Gabriela Silva, coordenadora-executiva da Elmar, ressaltou o caráter democrático do processo de eleição dos vereadores mirins e destacou que muitos ex-participantes seguem investindo na formação cidadã, reforçando a importância da educação para transformar realidades.

O secretário de Educação, Cristiano Lopes, elogiou o projeto e sugeriu sua ampliação, devido à grande população estudantil do município. “Esse é um movimento que oferece cidadania aos jovens, formando futuros adultos capazes de contribuir para uma sociedade melhor”, afirmou.

Ao todo, 28 estudantes foram diplomados para integrar a 7ª Legislatura da Câmara Mirim, reforçando o compromisso de Marabá com a construção de uma sociedade mais politizada e participativa.

whats