Selecione abaixo uma Cidade

CMDCA de Marabá visita municípios do Maranhão para conhecer políticas de mitigação social em áreas afetadas pela mineração

  • Compartilhe:

18 nov

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Marabá concluíram uma série de visitas técnicas no Maranhão, passando pelos municípios de Alto Alegre do Pindaré e São Luís. O objetivo foi conhecer iniciativas e estratégias de mitigação social em municípios impactados pela mineração, visando fortalecer políticas públicas em Marabá, que enfrenta desafios semelhantes.

A agenda teve início em Alto Alegre do Pindaré, onde os visitantes foram recebidos por Vanderleia dos Reis Soares, assistente social e mobilizadora de adolescentes, e Natana Pinho, coordenadora do CREAS e membro do CMDCA local. Na ocasião, os representantes marabaenses conheceram o Centro Integrado de Assistência Social (CIAS), uma estrutura financiada com recursos do Conselho local.

O CIAS impressiona pela abrangência de suas atividades e pela qualidade de sua infraestrutura, que inclui uma piscina semiolímpica, quadras esportivas e salas para aulas de musicalização infantil e apoio especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses serviços, voltados ao desenvolvimento social, são fruto de uma gestão eficiente dos recursos oriundos da mineração, em parceria com o Termo de Execução Descentralizado (TED).

Prestação de contas em São Luís

Após a visita a Alto Alegre do Pindaré, os representantes do CMDCA seguiram para São Luís, onde se reuniram com Domingos Cezar. O encontro teve como foco compreender o modelo de prestação de contas do TED, que é utilizado em Alto Alegre para executar projetos sociais e de infraestrutura em parceria com organizações da sociedade civil.

O presidente do CMDCA de Marabá, Joarez Oliveira, destacou que as experiências observadas no Maranhão são diretamente aplicáveis ao contexto de Marabá, também impactada pelas atividades mineradoras. “A mineração traz grandes desafios sociais. Por isso, conhecer como municípios semelhantes gerem os recursos para mitigar esses impactos foi fundamental. O TED e estruturas como o CIAS são modelos que queremos adaptar à nossa realidade,” afirmou.

Inspiração para Marabá

A troca de experiências trouxe novas perspectivas para a aplicação de políticas sociais em Marabá, com foco em uma gestão mais eficiente dos recursos provenientes da mineração. A expectativa é que as boas práticas aprendidas no Maranhão possam servir de base para projetos como a criação de um centro integrado similar ao CIAS, além da implementação do TED para fortalecer ações conjuntas entre poder público e sociedade civil.

Com o retorno a Marabá, o CMDCA planeja apresentar os resultados das visitas às autoridades locais e buscar parcerias para viabilizar as propostas, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e desenvolvimento para crianças e adolescentes no município.

whats