Selecione abaixo uma Cidade

Com sumiço de Chamonzinho de Marabá, Fábio Moreira e Dirceu crescem e Toni ainda aguarda Bolsonaro

  • Compartilhe:

30 maio

Desde 15 de maio, os pré-candidatos já podem iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

Em Marabá, a corrida pela sucessão do prefeito Sebastião Miranda (PSD) ainda não está tão intensa como em outros municípios vizinhos, como Parauapebas. Isso ocorre porque alguns dos postulantes ao cargo ainda não se movimentaram no tabuleiro da pré-campanha, como é o caso dos ‘players’ Chamonzinho (MDB) e Delegado Toni Cunha (PL).

Por outro lado, algumas pré-candidaturas vêm aproveitando essa janela de oportunidade. Com o sumiço do até então líder nas pesquisas, Chamonzinho (MDB), que, segundo apurado com fontes do Portal nos bastidores da política marabaense, estaria tratando de sua saúde fora do estado, alguns apoiadores e correligionários em Marabá estão apreensivos, já que a presença do pré-candidato junto ao eleitorado nesta fase de primeiro contato é fundamental.

As pré-candidaturas mais beneficiadas com esse ‘sumiço’ de Chamonzinho de Marabá são as do Deputado Dirceu Ten Caten (PT/PV/PCdoB/Agir) e do ex-secretário de Obras do governo de Tião Miranda, Fábio Moreira (PSD/PDT). Eles estão aproveitando esse campo aberto para realizar uma série de atividades de rua da pré-campanha pelos bairros e zona rural da cidade, além de intensificar o trabalho nas mídias sociais, como na entrevista de Fábio ao Cidade Atual Podcast, que teve vários outdoors espalhados pela cidade para aproveitar a mensagem.

O deputado estadual Delegado Toni Cunha (PL/Republicanos/Podemos/Avante) sofreu um grande baque em sua pré-campanha com a não vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa Michele a Marabá para o lançamento de sua pré-candidatura, e ainda aguarda essa “benção” para deslanchar suas atividades de pré-campanha no município. Enquanto isso, ele começou a atacar diretamente seu principal concorrente ideológico na disputa, Dirceu, que vem crescendo nos levantamentos internos dos grupos políticos encomendados no município.

Segundo uma pesquisa qualitativa de consumo interno, encomendada recentemente, Dirceu mais que dobrou suas intenções de voto em comparação com outras pesquisas feitas no início do ano. Ele saltou de 6% para cerca de 15%. Já Fábio Moreira realizou uma reunião de pré-lançamento de seu nome, com mais de 2 mil pessoas na última semana, passando confiança as lideranças comunitárias.

Irismar pode surpreender com a força do eleitorado feminino


A ex-vereadora e pré-candidata pelo Partido Progressistas, Irismar Melo, “corre por fora” na disputa hegemonicamente masculina, e pode surpreender com sua organização partidária e resistência ideológica, com muita abertura no meio evangélico e entre as mulheres do município.

Ela deve participar em breve do Cidade Atual Podcast com os pré-candidatos a prefeitura de Marabá.

O Portal Cidade Atual segue acompanhando pari passo as movimentações do cenário político eleitoral de Marabá e região nas eleições municipais deste ano, e voltaremos a qualquer momento com novas informações.

whats