Selecione abaixo uma Cidade

Comunidade acadêmica da Unifesspa lança ‘Plataforma Democrática’ para recuperar democracia interna na Universidade

  • Compartilhe:

7 mar

Professores, técnicos administrativos e alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) estão se preparando para decidir os rumos da universidade pelos próximos quatro anos, através de uma consulta à comunidade acadêmica que ocorrerá ainda neste semestre.

Vale ressaltar que no último processo de consulta à comunidade, realizado em 2020 de forma online devido à pandemia, houve uma significativa participação. No entanto, a decisão da maioria da comunidade acadêmica da Unifesspa não foi respeitada, quando o então presidente nomeou para a direção da universidade o candidato menos votado na consulta, resultando em um enfraquecimento da instituição ao longo dos últimos quatro anos.

Considerando esse verdadeiro “trauma” à democracia interna da universidade, sob a luz do novo governo, uma parte considerável e expressiva da comunidade acadêmica da Unifesspa está se organizando para criar uma plataforma de construção coletiva de diretrizes e metas a serem seguidas pela próxima gestão da direção da universidade, intitulada “Plataforma Democrática”.

Através de reuniões virtuais e presenciais, a Plataforma adota uma metodologia destinada a ouvir os anseios dos diferentes grupos e indivíduos que compõem a Unifesspa e seu entorno. “Por meio de diversas colaborações, buscamos estabelecer um plano para construir uma universidade que reflita esses interesses coletivos”.

Ao final do processo, pretende-se criar uma matriz de propostas que reflita as expectativas da comunidade acadêmica para os próximos anos da Unifesspa, além de uma plataforma para a eleição à reitoria.

Essa matriz é elaborada a partir da organização dos sete Princípios estruturantes e 19 Temas do cotidiano da Unifesspa. Esses Princípios, discutidos previamente por mais de uma centena de estudantes, técnicos, docentes e membros da sociedade, servem como base para a condução da Unifesspa nos próximos anos.

Neste sábado, (09/03), está programada uma plenária de escuta da Plataforma em Marabá, no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, a partir das 08h da manhã, no bairro Marabá Pioneira.

Sobre a Unifesspa

A Unifesspa foi criada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 5 de junho de 2013, através da Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com uma estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Sua área de abrangência vai além dessas cidades, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do sul e sudeste do Pará.

whats