O Portal Debate, em parceria com TV Livre RedeTV! e Lázaro Som & Luz, promove nesta quinta-feira (19), a partir das 20 horas, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Marabá, quinta cidade mais populosa do Estado do Pará. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Debate (YouTube), na página do Portal Debate no Facebook, pelo Canal 38.1 da RedeTV! (TV aberta), e outros veículos como o site Gazeta Carajás, TV Criativa, Portal Cidade Atual e a RBA TV manifestaram interesse na cobertura. A mediação será conduzida pelo jornalista Vinícius Soares. Os candidatos Dirceu (PT) e Toni Cunha (PL) confirmaram presença, mas Chamonzinho (MDB) decidiu não participar.
O regulamento do debate foi acertado com as assessorias dos candidatos e divide o evento em quatro blocos. O primeiro bloco será dedicado a perguntas pré-formuladas sobre 17 eixos temáticos, incluindo saúde, educação, segurança, meio ambiente e geração de emprego e renda. Essas perguntas serão feitas pelo mediador e cada candidato terá dois minutos para respondê-las. Não haverá réplica e tréplica nesse momento do debate.
No segundo bloco, o debate será direto entre os candidatos, com tema livre. O terceiro bloco volta ao formato de confronto direto, mas com temas definidos por sorteio. Já o quarto bloco retoma o tema livre para o embate final entre os candidatos. Nesse bloco, cada candidato também fará suas considerações finais no tempo de dois minutos cada um.
Cada candidato deve submeter um currículo resumido com até 10 linhas, que será lido pelo mediador na abertura. A ordem de apresentação dos currículos será definida por sorteio, realizado 24 horas antes do debate. No caso de ausência de um ou mais candidatos, o debate seguirá o mesmo formato; porém, se apenas um candidato comparecer, será realizada uma sabatina de uma hora de duração.
O debate promovido por Portal Debate, RedeTV! e Lázaro Som & Luz terá regras rígidas. O mediador terá autoridade para intervir no debate, podendo cassar a palavra, suspender o evento em caso de desrespeito às regras e conceder direitos de resposta, que deverão ser julgados imediatamente pela organização. O uso de multimídia, jingles ou exibição de documentos será proibido durante a transmissão.
O debate não terá plateia e contará apenas com a presença de 15 membros da equipe de cada candidato no local do evento. O programa será pautado pela ética e decoro, e qualquer tentativa de ampliar o tempo de resposta ou violar as regras resultará na interrupção do microfone e da imagem do candidato. O evento será transmitido ao vivo pelas plataformas do Portal Debate e da RedeTV!.
Importância do debate
O debate entre os candidatos à Prefeitura de Marabá desempenha um papel fundamental no fortalecimento da democracia, ao proporcionar um espaço para o confronto direto de ideias e propostas. Ele garante que os eleitores tenham acesso às visões e soluções apresentadas por cada candidato, permitindo uma escolha mais consciente e informada. Além disso, o debate reforça a transparência e a responsabilidade pública, assegurando que os futuros governantes se comprometam publicamente com suas plataformas e planos de governo. (Portal Debate)