A Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) realizou nesta quarta-feira (13), em Marabá, a eleição para sua nova diretoria. Em um clima de tensão, diante da crise que atinge a entidade, a chapa Municipalismo Unido Pra Fazer Diferença foi aclamada para comandar a associação no biênio 2025/2027.

A nova diretoria eleita é composta por:
• Presidente: Célio Marcos Cordeiro, prefeito de Cumaru do Norte;
• 1º Vice-Presidente: Jefferson Douglas Jesus Oliveira, prefeito de São Geraldo do Araguaia;
• 2ª Vice-Presidente: Adriana Andrade Oliveira, prefeita de Rondon do Pará.
A eleição ocorre em meio a um período turbulento para a AMATCarajás, que recentemente sofreu a desfiliação de sete municípios estratégicos: Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Curionópolis, Brejo Grande do Araguaia, Tucuruí e Breu Branco. A debandada em massa tem sido atribuída à gestão do agora ex-presidente Jair Martins, ex-prefeito de Conceição do Araguaia.
Reportagens de outros veículos apontam que Martins teria deixado a entidade em crise financeira, o que foi negado pela AMATCarajás em nota à imprensa. Apesar das justificativas, o enfraquecimento da associação é evidente, e a saída de municípios importantes levanta questionamentos sobre o futuro da entidade.
Se o desgaste da AMATCarajás continuará ou se a nova diretoria conseguirá reverter o cenário, só o tempo dirá. Mas, por enquanto, o sentimento entre os gestores municipais parece ser de desconfiança.