A Câmara Municipal de Marabá realiza, nesta quarta-feira (6), uma sessão solene especial em homenagem ao Dia do Agricultor. O evento começa às 9h30 da manhã e terá como destaque a entrega de comendas a 21 lideranças do setor agrícola e rural do município, indicadas pelos 21 vereadores que compõem o Legislativo marabaense.


Entre os homenageados está o servidor público e ex-secretário adjunto de Agricultura de Marabá, Marcos Paulo Eleres Pereira, apontado por colegas da área como uma das principais revelações da agricultura familiar nos últimos anos. Servidor efetivo da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), ele ocupou papel de protagonismo na pasta durante a gestão do ex-prefeito Tião Miranda, em parceria com o médico e produtor rural Adailton Sá.

Marcos Paulo disputou no ano passado, uma vaga na Câmara de Marabá pelo PDT, obtendo expressivos 2.342 votos, ficando como primeiro suplente da coligação. Ele pode assumir o mandato ainda neste semestre, caso a cassação do vereador Orlando Elias (PSB), por fraude à cota de gênero, seja confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

A indicação da homenagem a Marcos Paulo partiu do vereador Aerton Grande (União Progressista), que justificou a moção como um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo ex-secretário ao fortalecimento da produção rural em Marabá, especialmente nas áreas de apoio técnico, incentivo à agricultura familiar e valorização dos pequenos produtores.

O presidente da Câmara, Ilker Moraes, que também tem formação como técnico agrícola, reforçou o convite à população e destacou a importância da valorização do campo. “São esses homens e mulheres que garantem o alimento na mesa, geram renda no interior e sustentam a base da nossa economia”, afirmou.
A sessão promete reunir agricultores, familiares, técnicos, autoridades e representantes de diversas comunidades rurais de Marabá, que têm no setor agrícola uma das principais fontes de sustento e identidade cultural.