Evento reuniu milhares de pessoas na Usina da Paz e reforçou o protagonismo feminino no Pará

Marabá recebeu, nesta terça-feira (26), mais uma edição do programa “Por Todas Elas”, iniciativa do Governo do Pará que oferece serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer com foco na valorização das mulheres. A ação, realizada na Usina da Paz, reuniu milhares de pessoas e disponibilizou mais de 30 atendimentos.

Nos últimos quatro dias, esta foi a terceira grande mobilização do programa na região sudeste do Estado. Antes de Marabá, o “Por Todas Elas” já havia beneficiado a população de Parauapebas, no último final de semana.
O governador Helder Barbalho destacou a importância da iniciativa.

“Este é um momento importante de cuidar das mulheres e das famílias. O programa, coordenado pela vice-governadora Hana, nos permite trazer diversos atendimentos para a saúde, a cidadania, o embelezamento e a autoestima. A intenção do Governo do Estado é se preocupar com o que há de mais importante: as pessoas”, afirmou.
Idealizadora e coordenadora do programa, a vice-governadora Hana Ghassan reforçou o compromisso em fortalecer o protagonismo feminino.

“Em cada canto desse Estado, onde tiver uma mulher, o ‘Por Todas Elas’ vai estar. Nosso objetivo é que elas se sintam protegidas, cuidadas e acolhidas”, disse.
Serviços ofertados
Foram disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, exames de mamografia e ultrassonografia, vacinação, emissão de documentos, cadastro para a Ciptea (Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), além de serviços de estética, orientações jurídicas, atrações culturais e atividades para crianças.

As Carretas da Mulher também marcaram presença, oferecendo exames especializados em mastologia, ultrassonografia com laudo entregue na hora, mamografias e preventivo do câncer de colo do útero.
Moradora de Marabá, Alane Soares aproveitou a ação para realizar atendimento ginecológico e ressaltou a relevância da iniciativa.
“É importante que todas as mulheres façam esse acompanhamento. Esse é um programa maravilhoso, que deveria acontecer com mais frequência para incentivar o cuidado com a saúde”, avaliou.
Mais de 150 mil atendimentos
Criado em 2024, o “Por Todas Elas” já garantiu mais de 150 mil atendimentos em diferentes regiões do Pará. Além de oferecer serviços essenciais, o programa busca estimular a participação das mulheres na política e fortalecer sua atuação como protagonistas na conquista de direitos.
