Durante a visita do governador Helder Barbalho a Marabá no último sábado (16), quando realizou uma cerimônia de entrega de novos equipamentos para a polícia militar no bairro Marabá Pioneira, segundo publicou a coluna Coisas da Política do Portal Opinião em Pauta, ao desembarcar do helicóptero no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, o governador Helder Barbalho foi recebido pelo prefeito Tião Miranda (foto), que prontamente expressou: “você tem um compromisso comigo”. Tião Miranda referia-se ao compromisso que Helder Barbalho teria assumido de apoiar seu candidato a prefeito nas eleições deste ano. Como é sabido, Helder pretende lançar a candidatura do deputado Chamonzinho (MDB), que lidera todas as pesquisas.
Segundo informações apuradas, o governador e o deputado Chicão, colega de Tião na Assembleia Legislativa e atual presidente da Alepa, tentaram convencer o prefeito, em uma conversa informal, a compor a chapa liderada por Chamonzinho, possivelmente indicando um vice. Sugeria-se que o filho de Tião, o presidente da Fundação Cultural do Pará e suplente de deputado estadual, poderia assumir a vaga deixada por Chamonzinho em caso de eleição como prefeito.
Entretanto, Tião permanece decidido em não apoiar Chamonzinho, devido aos veículos de comunicação do deputado terem “malhado” a imagem da prefeitura em seus telejornais e portais de notícias nos últimos anos. Tião dá indícios de lançar um candidato para defender a continuidade de sua gestão, muito possivelmente seu vice, Luciano Dias, apesar das enormes dificuldades para consolidar seu nome.
Além de Marabá, o governador Helder Barbalho enfrenta problemas políticos em Parauapebas. Helder manifestou preferência pela candidatura do deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) a prefeito, com o apoio do deputado federal Keniston Braga. Contudo, o prefeito Darci Lermen (MDB) não apenas rejeitou a decisão, mas também acelerou os esforços para viabilizar a candidatura do vereador Rafael Ribeiro (MDB) à prefeitura. As relações entre eles estão estremecidas, e por enquanto não há diálogo.
Diferenças
Enquanto em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen, mesmo enfrentando alta rejeição, está conseguindo viabilizar uma candidatura competitiva de seu grupo para a sucessão, mesmo indo contra a orientação do governador. Já em Marabá, o prefeito Tião Miranda, apesar de ter uma aceitação altíssima, ainda não conseguiu viabilizar uma candidatura com chances reais em seu grupo.