O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu inscrições para o credenciamento de novos guias turísticos na região de Carajás, no sudeste do Pará. O processo seletivo, que segue até o dia 24 deste mês, busca atender à crescente demanda pelo ecoturismo nas unidades de conservação sob a gestão do instituto.

Nos últimos dois anos, o número de condutores turísticos credenciados pelo ICMBio aumentou de 23 para 40. Agora, o instituto reforça seu compromisso em ampliar esse número para democratizar o acesso da população às áreas permitidas para visitação e incentivar o turismo sustentável.

Os guias selecionados atuarão na Floresta Nacional de Carajás, na Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri—que abrange os municípios de Marabá e São Félix do Xingu—e no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. Segundo o ICMBio, a iniciativa busca fortalecer o ecoturismo, que tem se consolidado na região com atividades como observação da natureza, turismo de aventura e imersão no patrimônio ambiental e cultural.
Apenas em 2024, a Floresta Nacional de Carajás recebeu cerca de 68 mil visitantes, número que deve crescer ainda mais com a realização da COP-30 no Brasil. “A presença de novos condutores é essencial para atender à crescente demanda de visitantes, proporcionando uma experiência mais segura e enriquecedora”, destacou o instituto.
Como participar
Para se candidatar, é necessário ter pelo menos 18 anos e comprovar experiência ou capacitação na área, incluindo cursos de formação de condutores e educação ambiental. O edital completo com os requisitos e detalhes do credenciamento está disponível no site do ICMBio.