Marabá será palco, no próximo dia 27 de janeiro, da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, evento de alcance nacional que percorre o país promovendo conexões estratégicas e debates sobre os rumos do setor industrial. A iniciativa chega pela primeira vez à região Norte, por meio do Pará, reunindo empresários, executivos, startups, poder público e representantes do ecossistema local de inovação.

O encontro será realizado no auditório do Senai Marabá, das 8h30 às 17h, com o objetivo de estimular a competitividade da indústria, incentivar a adoção de novas tecnologias e discutir caminhos para o desenvolvimento sustentável. Com o tema “Transição Ecológica e Digital”, a jornada é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae Nacional, com correalização do Sistema Federação das Indústrias do Pará (FIEPA).
Segundo a gerente regional do Sebrae em Marabá, Alrilene Brandão, a escolha da cidade reflete sua crescente relevância no cenário industrial. “Conseguimos trazer o evento para Marabá, que, pela mobilização do público, já é um sucesso. É uma oportunidade de mostrarmos para o Brasil como Marabá está, e a gente sabe a grandeza que é a cidade”, destacou.
Para a gestora do Senai em Marabá, Carliane Primo, sediar a jornada representa um reconhecimento estratégico. “Esse evento é realizado pela CNI e pelo Sebrae Nacional, com a co-realização da FIEPA. Nós somos parte dessas duas casas. E escolher Marabá nos coloca como protagonistas, sendo o primeiro evento da região Norte acontecendo em nossa cidade”, afirmou.
Carliane ressaltou ainda que o papel do Senai vai além da formação profissional. “O Senai não atua somente na parte educacional. Trabalhamos também com inovação e tecnologia. A intenção é aproximar cada vez mais o sistema — Senai e Sebrae — para desenvolver as empresas da região e garantir que elas estejam no mesmo nível de qualquer outra do país”, pontuou.
Na avaliação da gestora, a inovação é um caminho irreversível. “A inovação é um caminho sem volta. A tendência é só crescer, e precisamos estar nivelados com o que está acontecendo. O fato de Marabá sediar essa jornada comprova o quanto a cidade cresceu, o potencial industrial que tem e sua localização estratégica”, destacou. Ela também informou que, após Marabá, a jornada seguirá para Santarém (29 de janeiro) e depois para Belém, em março.
Programação
A programação será dividida em dois momentos. Pela manhã, a partir das 9h, acontecem dois painéis centrais: “Desafios e Oportunidades da Transformação Digital” e “Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica”. Estão confirmadas participações de empresas com forte atuação na região, como Sinobras, Vale, Tecnored, Terra Norte Metais, Panificadora Pérola, Correias Mercúrio, Intergrãos e a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Marabá (COREMA).
“Pela manhã, nós vamos ter os painelistas já confirmados, com duas grandes temáticas: transição digital e transição ecológica”, explicou Carliane.
No período da tarde, das 13h30 às 17h, serão realizados dois workshops simultâneos, com vagas limitadas a 30 participantes por turma: “Acesso ao Fomento à Inovação”, voltado à apresentação de alternativas de financiamento para projetos inovadores, e “Gestão da Inovação”.
O evento é aberto a um público diversificado. “Convidamos empresários, acadêmicos, o terceiro setor, o poder público e a população em geral para estar conosco”, reforçou Carliane.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fiepa.org.br. A organização alerta que a procura é alta e que as vagas para o auditório, com capacidade para 200 pessoas, estão próximas de se esgotar.
(Texto: da Redação / Entrevista: Chagas Filho)
Com informações de Correio de Carajás
⸻
Serviço
Evento: Jornada Nacional de Inovação da Indústria
Data: 27 de janeiro
Horário: 8h30 às 17h
Local: Senai Marabá – Folha 31, Quadra Especial, Lote Especial, s/n – Nova Marabá
Programação Completa
Manhã
09h00 | Credenciamento e networking – Welcome coffee
09h30 | Abertura institucional
09h45 | Apresentação da Jornada Nacional de Inovação da Indústria
10h00 | Painel – Desafios e Oportunidades da Transformação Digital
Participação: Panificadora Pérola, Correias Mercúrio, Intergrãos e Sinobras
11h00 | Painel – Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica
Participação: Vale, Tecnored, Terra Norte Metais e COREMA
12h00 | Almoço
Tarde (13h30 às 17h)
Workshops simultâneos – vagas limitadas (30 participantes por turma):
• Acesso ao Fomento à Inovação
• Gestão da Inovação
17h00 | Encerramento e coffee break
