Selecione abaixo uma Cidade

Promotora destaca desafios da agricultura e reforça compromisso do MPPA com produtores de Marabá

  • Compartilhe:

15 fev

A promotora da Justiça Agrária, Alexssandra Mardegan, e a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ana Célia da Silva, foram destaques no 1° encontro de alinhamento das ações da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) para 2025, realizado nesta sexta-feira (14). O evento reuniu cerca de 250 participantes, entre agricultores, representantes de associações e instituições como Embrapa, Senar, ICMBio, Ministério Público do Pará (MPPA), sindicatos e conselhos.

Para Alexssandra Mardegan, a participação do Ministério Público vai além da fiscalização das políticas públicas, consolidando-se como uma parceria essencial para o desenvolvimento da agricultura na região. “O Ministério Público, além de fiscal das políticas públicas, é hoje um parceiro contínuo e constante dos agricultores. Esse momento é de suma importância porque trouxe o produtor para ser ouvido, aquilo que é a demanda, as dificuldades, os desafios. Temos uma nova gestão que tem se mostrado muito interessada em alavancar ainda mais a agricultura na região de Marabá, que já sabemos que é fortalecida, mas que ainda enfrenta desafios que precisam ser superados”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ana Célia da Silva, destacou o papel do conselho na defesa dos agricultores e no acompanhamento do uso dos recursos destinados ao setor. “Nosso papel é garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa. E é isso que nós estamos aqui para buscar, fomentar mais essas ideias, trazer o homem da cidade para conhecer a realidade do campo, que são pessoas batalhadoras de sol a sol. O conselho serve para agregar essas pessoas às entidades, aos órgãos públicos e fiscalizar também se o dinheiro está indo, de fato, para as pessoas que mais precisam. Em parceria com a Seagri, acreditamos que faremos um excelente trabalho nessa gestão”, ressaltou.

Além de ouvir as demandas dos produtores sobre infraestrutura, assistência em saúde e educação na zona rural, o encontro também foi marcado pela apresentação do plano de ação da Seagri para o próximo ano. Com o compromisso assumido pelas autoridades presentes, agricultores esperam que as discussões avancem para a implementação de políticas públicas eficazes que garantam mais autonomia e sustentabilidade ao setor.

whats