Na manhã desta segunda-feira (10), o secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, anunciou pelas redes sociais que a inauguração da Usina da Paz (UsiPaz) de Marabá ocorrerá no próximo dia 22 de fevereiro. O evento contará com a presença do governador Helder Barbalho.
O complexo, localizado na Avenida Sororó, no bairro Jardim União, ocupa uma área de mais de 10 mil metros quadrados e oferecerá à população mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Essa será a 10ª Usina da Paz entregue pelo governo estadual e a terceira na Região do Carajás, que já conta com unidades em Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Integradas ao programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), as Usinas da Paz vêm sendo apresentadas pelo governo como um dos projetos de cidadania mais estruturados do país, promovendo a oferta de serviços públicos essenciais em comunidades historicamente carentes de infraestrutura. Segundo o governo, a expectativa é que, até 2026, o Pará conte com 40 unidades espalhadas pelo estado.

Atualmente, nove Usinas estão em funcionamento, sendo sete na Região Metropolitana de Belém e duas no sudeste do estado. Outras 28 estão em construção em municípios como Altamira, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Redenção, Santarém, entre outros.

A inauguração da UsiPaz de Marabá representa mais um passo na ampliação desse modelo de serviço público, que vem sendo expandido pelo governo estadual como estratégia de inclusão social e redução da criminalidade.
Com informações e fotos de Agência Pará