Selecione abaixo uma Cidade

Sem ônibus para rodar, terminal de integração vira elefante branco em Marabá

  • Compartilhe:

23 fev

Há mais de um mês, as obras de construção do tão esperado terminal urbano de integração foram finalizadas entre as Folhas 23 e 26 da Nova Marabá, após anos de promessas e muita demora. Inicialmente, o projeto previa a construção nas proximidades do antigo trevo entre a Velha Marabá, Núcleo Cidade Nova e Nova Marabá, às margens da Rodovia Transamazônica, ao lado do antigo “Areal Paraná”. No entanto, a gestão do prefeito Sebastião Miranda executou a construção dentro da Nova Marabá, entre duas rotatórias.

A única empresa que ainda opera o sistema de transporte público no município, a Integração Transportes, sempre alegou não ter condições operacionais para colocar mais ônibus para rodar na cidade devido à falta de um terminal de integração, que encurtaria as rotas e a quilometragem rodada dos ônibus. Após muita demora, a Prefeitura finalizou a construção do terminal há mais de um mês, porém, até agora, nem sequer foi inaugurado e não há previsão para o início do funcionamento devido à falta de ônibus suficientes circulando para abastecer o terminal.

Foto/Reprodução Tv Liberal Marabá

Segundo apurado junto ao Sindicato dos Rodoviários, atualmente menos de 20 ônibus circulam diariamente em Marabá, enquanto o contrato assinado entre a prefeitura e a empresa que ganhou a concessão previa a circulação de 70 ônibus diariamente.

A população que depende do transporte público em Marabá tem sofrido bastante com esse descaso em relação a um direito fundamental, considerado um “direito meio”, que é o da mobilidade urbana e o transporte, que garante acesso à saúde, educação, entre outros direitos.

whats