A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abriu inscrições para dois programas de pós-graduação voltados à formação de professores da Educação Básica: o Doutorado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).


O edital do ProfHistória foi publicado nesta quinta-feira (21/08) e disponibiliza 179 vagas em todo o país, sendo cinco delas destinadas à Unifesspa. As inscrições seguem abertas até 9 de outubro de 2025 e devem ser realizadas conforme as orientações do edital.
O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), com o objetivo de oferecer formação continuada para melhorar a qualidade da docência em História na Educação Básica. Coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso é presencial e ofertado simultaneamente em diversas instituições da Rede Nacional, incluindo a Unifesspa. As aulas podem ocorrer de segunda a sábado, conforme definição do Colegiado Local.
O programa oferece financiamento pelo PROEB/CAPES, voltado à qualificação de professores da rede pública da Educação Básica. Para concorrer, é necessário ter diploma de licenciatura registrado no MEC e atuar como professor de História em qualquer série da Educação Básica. Caso não haja candidatos da rede pública, até 30% das vagas poderão ser preenchidas por professores de outras redes.
Já o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) abre inscrições na próxima segunda-feira (25/08) e segue até 24 de setembro de 2025, exclusivamente pela internet, no site www1.fisica.org.br/mnpef/ps/2026/informacoes-gerais. A Unifesspa, por meio do Polo 29, oferta 15 vagas com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.
O processo seletivo do MNPEF será composto por duas etapas: prova escrita nacional e defesa de memorial. O curso, coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), é voltado exclusivamente a professores em efetivo exercício da docência em Física na Educação Básica ou em Ciências no ensino fundamental, com diploma de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou estudantes no último período desses cursos.

Com estas oportunidades, a Unifesspa reforça seu compromisso com a formação continuada de professores e o aprimoramento da educação básica em todo o país.