O jornalista Vinícius Soares será o mediador do debate eleitoral entre os candidatos à Prefeitura de Marabá nas eleições 2024, que ocorrerá nesta quinta-feira (19), a partir das 20 horas. Curiosamente, a data marca também o aniversário do mediador, que completa 23 anos. Com uma carreira já repleta de conquistas e reconhecimentos a nível nacional, Vinícius é conhecido tanto pelo tom firme e incisivo de suas críticas quanto pelas polêmicas em que esteve envolvido.
Entre as questões que mais chamaram atenção em sua trajetória estão suas posições firmes contra as apostas online (bets), o caso Flávia Alves e a fraude no Enem cometida por estudantes de medicina da Uepa. Além disso, Vinícius já esteve diretamente envolvido na política, tendo sido pré-candidato a prefeito de Marabá pelo Podemos. No entanto, o partido decidiu apoiar a chapa de Toni Cunha, com João Tatagiba como vice.
Esse histórico político tem gerado críticas por parte dos apoiadores do candidato Chamonzinho (MDB), que não vai participar do debate. Eles alegam que Vinícius não seria imparcial na mediação, especialmente devido a sua relação com Toni Cunha.
Nos bastidores, comenta-se que a decisão de Chamonzinho de não participar do debate estaria relacionada ao fato de Vinícius ser o mediador. Recentemente, o candidato do MDB moveu uma representação contra o jornalista, conseguindo a retirada de um vídeo em que Toni Cunha fazia acusações contra ele. A decisão foi tomada pelo juiz Caio Marco Berardo, da 100ª Zona Eleitoral de Marabá.
Apesar dessas controvérsias, a equipe do debate está confiante de que Vinícius, que já demonstrou habilidade em conduzir discussões acaloradas em seus podcasts e programas, será capaz de seguir o roteiro do debate e mediar o evento com a imparcialidade necessária. A transmissão ao vivo inicia-se às 20h pelo Canal Debate no YouTube, página Debate Notícias no Facebook e Canal 38.1 RedeTV! Marabá.