Selecione abaixo uma Cidade

Famílias do MST ocupam o PA Campos Altos, em Ourilândia do Norte, em nova ação pela Reforma Agrária

  • Compartilhe:

17 out

Cerca de 600 pessoas participam da ocupação, que integra o conjunto de mobilizações do Acampamento Oziel Alves Pereira, em Canaã dos Carajás, e pressiona o INCRA por assentamentos definitivos no Pará.

Na madrugada desta sexta-feira (17), aproximadamente 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a área do PA Campos Altos, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará.

A ação faz parte das mobilizações articuladas pelo Acampamento Oziel Alves Pereira, em Canaã dos Carajás, e tem como objetivo avançar na organização das famílias acampadas no Projeto Cristalino, em direção à conquista de assentamentos regulares.

De acordo com o movimento, o ato marca o início de uma nova fase de mobilizações pela Reforma Agrária no estado, com foco em garantir que todas as famílias acampadas sejam reconhecidas e incluídas nas políticas públicas conduzidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O MST informou que outras ações estão previstas para as próximas semanas, em diferentes regiões do Pará. O movimento também lembra que, no próximo dia 20 de novembro, o Acampamento Terra e Liberdade, considerado o maior do MST no estado, completa dois anos de existência. As famílias que vivem no local aguardam posicionamento do INCRA sobre a destinação definitiva da área.

Para o movimento, a lentidão nas políticas de assentamento tem agravado a situação de centenas de famílias que vivem em áreas de acampamento, à espera de uma solução do governo federal.

Com informações de Pablo Nery

Publicidade
whats