Na manhã desta terça-feira (9), os prefeitos Wagno Godoy (Itupiranga), Itonir Tavares (Jacundá), Everton Macias (Nova Ipixuna) e Marcio Dias do Nascimento (Palestina do Pará) estão em Brasília participando da mobilização municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento, que segue até quarta-feira (10), reúne mais de 1.500 gestores municipais na sede da CNM e no Congresso Nacional para debater a crise fiscal, a reforma tributária e a PEC 66/2023.


Durante a abertura, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou as principais pautas em discussão, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março, como recomposição de perdas decorrentes da ampliação da isenção do Imposto de Renda; a promulgação da PEC 66/2023; a regulamentação da reforma tributária; e alertas sobre os impactos de novos pisos salariais nas finanças municipais.
Ziulkoski aproveitou ainda para anunciar a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para os dias 18 a 21 de maio de 2026, evento que tradicionalmente reúne prefeitos e vereadores de todo o país para debater a necessidade de mais recursos e maior autonomia para as cidades.
A mobilização busca fortalecer o diálogo entre os municípios e o governo federal, além de encontrar soluções para os desafios financeiros que afetam os municípios, como repasses do FPM, convênios e políticas públicas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.