Selecione abaixo uma Cidade

Operação Enem 2024 conclui primeira fase no Pará sem ocorrências criminais

  • Compartilhe:

4 nov

A primeira etapa da “Operação Enem 2024” terminou sem registros de ocorrências criminais no Pará. A ação, que envolveu mais de seis mil agentes, foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), assegurando um ambiente de tranquilidade para os candidatos. Ualame Machado, titular da Segup, destacou a preparação minuciosa que envolveu múltiplos setores, como segurança pública, mobilidade urbana e concessionárias de serviços essenciais, para pronta resolução de qualquer imprevisto durante o exame.

Rigor logístico e operação integrada

A operação foi organizada em três fases, planejadas com antecedência: a logística de entrega das provas, a aplicação monitorada e o retorno seguro dos malotes ao final do dia. A escolta dos malotes começou às 6h e foi concluída às 10h, feita em parceria com os Correios e com escolta da Polícia Militar em 711 locais de prova no estado. No fim do dia, às 23h, foi finalizada a logística reversa, com o transporte dos malotes lacrados para unidades centralizadoras, de onde seguirão para correção em São Paulo.

Monitoramento reforçado por câmeras e centros integrados

Para acompanhar todas as etapas, foi montado um sistema robusto de monitoramento a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, em Belém, além de 14 centros regionais distribuídos em locais como Marabá, Santarém e Altamira. Na Região Metropolitana de Belém, 350 câmeras estavam ativas para acompanhar movimentações nos locais de prova e áreas próximas. Em todo o estado, quase mil câmeras monitoraram o entorno dos locais de aplicação, apoiando o trabalho das equipes de segurança.

Atenção preventiva às denúncias

Apesar de não ter ocorrido qualquer incidente criminal, as polícias Civil e Militar atuaram em seis denúncias de poluição sonora nas proximidades de locais de prova em Belém, Benevides, Santarém, Cametá e Altamira. Todos os casos foram resolvidos com orientações às pessoas envolvidas, sem necessidade de registro formal de ocorrências.

Colaboração de diversas instituições

A operação contou com o apoio de várias instituições, incluindo Exército, polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito (Detran), guardas municipais e órgãos de trânsito locais, além da Equatorial (concessionária de energia), Secretaria de Educação (Seduc) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Essa colaboração foi essencial para garantir um exame seguro e tranquilo para os estudantes.

A Segup e as demais forças de segurança mantêm o foco na segunda fase da operação, que dará continuidade à aplicação do Enem 2024, assegurando a proteção dos participantes e a manutenção da ordem em todos os locais de prova no estado.

whats