O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) deu início, nesta terça-feira (25), à segunda edição do projeto “CAPACITação” de 2025, no município de Paragominas. O evento, realizado no Espaço Cultural Glaucia Lygia Rabello Leal, reuniu mais de 400 participantes de 16 municípios da região, com o objetivo de capacitar gestores e servidores municipais para a correta aplicação dos recursos públicos e fortalecimento da transparência na gestão.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos sete conselheiros do TCMPA, incluindo o presidente Lúcio Vale, além de autoridades estaduais e municipais, como o prefeito de Paragominas, Sydney Rosa, e o secretário de Fazenda do Pará, René Sousa. Em seu discurso, Lúcio Vale reforçou a importância da capacitação para a aprovação das contas públicas:
“O Tribunal vem ao município para tirar dúvidas, conversar com as equipes e gestores, para que, ao final, possamos aprovar as contas de vocês. Quando aprovamos uma conta, ficamos muito felizes, pois sabemos que todo investimento está sendo bem aplicado”, destacou.
O conselheiro Antônio José Guimarães, diretor-geral da Escola de Contas, ressaltou o sucesso do evento e a parceria do Tribunal com os gestores:
“Nosso Tribunal é cada vez mais tempestivo, já julgando contas de 2024”, afirmou.
Palestras e programação
Logo após a abertura, a conselheira Mara Lúcia Barbalho ministrou palestra sobre a importância da primeira infância no orçamento municipal. O secretário René de Oliveira abordou os impactos da reforma tributária nos municípios, enquanto os prefeitos Renato Ogawa (Barcarena) e Luziane Solon (Benevides) compartilharam experiências sobre arrecadação e educação municipal.
O CAPACITação 2025 segue até sexta-feira (28), com mais de 20 cursos voltados ao aprimoramento da gestão pública.
Com informações de ASCOM TCM-PA