A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou, nesta quarta-feira (16), o edital do Processo Seletivo 2025 (Prosel), oferecendo 3.752 vagas em 95 cursos de graduação. As oportunidades estão distribuídas pelos cinco campi de Belém e em 18 municípios do interior do estado. Em todos os cursos, uma vaga será destinada a Pessoas com Deficiência (PcD).
Alterações nas cotas
O novo edital trouxe importantes mudanças nas políticas de cotas, com a inclusão de reservas para quilombolas e indígenas. Além disso, cada curso terá uma vaga adicional reservada para PcD. Os candidatos que estudaram em escolas públicas terão a opção de concorrer às vagas independentemente da renda familiar ou às vagas destinadas para quem possui renda per capita de até um salário mínimo mensal.
A Uepa também informou que lançará editais específicos para os cursos de música e letras-libras, que contarão com uma reserva extra de vagas para quilombolas, indígenas e PcD.
Curso de Engenharia Civil em Bragança
Uma das principais novidades do Prosel 2025 é a inclusão de 40 vagas para o curso de Engenharia Civil no campus XXI da Uepa, localizado em Bragança, no nordeste do estado. O curso, que anteriormente era oferecido por meio do programa “Forma Pará”, agora integra a oferta regular da universidade.
Os candidatos interessados podem acessar o edital completo e mais informações no portal oficial da Uepa.