Casais de baixa renda que sonham em oficializar a união podem participar do casamento comunitário promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Em Parauapebas, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de abril. Já em Redenção, os interessados têm até 11 de abril para garantir uma das vagas.

A cerimônia em Parauapebas será realizada no dia 13 de junho, mês dos namorados, com 50 vagas disponíveis. Os casais devem se inscrever gratuitamente pelo site do TJPA (clique aqui) e preencher um formulário de 11 páginas. Após essa etapa, o tribunal informará por e-mail a data e o local para a entrega dos documentos exigidos, incluindo cópias e originais, além de documentação de duas testemunhas maiores de 18 anos. O local e o horário da cerimônia ainda serão divulgados.
Em Redenção, a cerimônia ocorrerá no dia 30 de maio, às 9h, no auditório da Faculdade Integrada de Carajás. Com 200 vagas disponíveis, o procedimento de inscrição segue o mesmo formato, com preenchimento do formulário online e posterior entrega dos documentos exigidos.
Os casamentos comunitários são organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPA e têm como objetivo possibilitar o acesso à formalização da união civil para casais que não possuem condições financeiras para arcar com os custos cartoriais.