A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Skala nos dias 5 e 6 de setembro de 2024, com 420 eleitores de São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, revelou que a candidata à reeleição Elizane Soares (MDB) está na liderança na corrida pela Prefeitura. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sob o número PA-07666/2024, e apresenta margem de erro de 4,5%, com grau de confiança de 95%.
Na intenção de voto estimulada para prefeito, Elizane Soares (MDB) aparece com 61,6% das intenções de voto, seguida por Weliton Araguaia (PSB), com 28,4%. Ainda, 7,6% dos entrevistados disseram não saber em quem votar, enquanto 2,4% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.
Já na espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Elizane Soares segue liderando, com folga, com 54,3%. Weliton Araguaia finalizou o levantamento com 24% das menções dos entrevistados. 21,7% não opinaram.
Quando questionados sobre rejeição aos candidatos, 67,1% dos eleitores afirmaram não rejeitar nenhum nome. Entre os que demonstraram rejeição, 15,7% disseram que não votariam em Elizane Soares, enquanto 13,9% apontaram rejeição a Weliton Araguaia.
Por fim, no quesito “quem você acha que ganhará as eleições?”, independentemente do voto pessoal, 70,6% dos entrevistados acreditam que Elizane Soares vencerá, enquanto 13,9% apontaram Weliton Araguaia, e 14,1% disseram não saber.
A pesquisa do Instituto Skala também perguntou aos eleitores se aprovam ou desaprovam a gestão de Elizane Soares à frente da Prefeitura de São Domingos do Araguaia. 65,5% aprovam a administração Elizane, enquanto 18,5% desaprovam e 16% não souberam avaliar.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada utilizando a abordagem quantitativa, com questionários aplicados pessoalmente a eleitores residentes em São Domingos do Araguaia, com idade mínima de 16 anos. A amostra incluiu eleitores de diferentes sexos, faixas etárias e níveis socioeconômicos, seguindo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A margem de erro é de 4,5%, com um intervalo de confiança de 95%.
Os trabalhos de campo foram realizados nos dias 5 e 6 de setembro de 2024, por uma equipe de entrevistadores treinada, utilizando dispositivos eletrônicos. A coleta de dados foi georreferenciada, e 10% dos questionários foram revisados para assegurar a precisão das respostas. O plano amostral considerou variáveis como sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, em conformidade com as diretrizes estatísticas e eleitorais.
A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o número PA-07666/2024, podendo ser acessada por qualquer cidadão na plataforma do Tribunal. (Com informações do Portal Debate Carajás)