Um dia após a cassação unânime do mandato do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou sem efeito a decisão que havia abalado o cenário político do município. O despacho foi assinado nesta sexta-feira (4) pela ministra relatora Isabel Gallotti, que determinou o arquivamento do processo e descartou a possibilidade de novas eleições na cidade.


A medida veio após questionamento da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) sobre a validade da execução de acórdãos referentes às eleições municipais de 2020. Em sua decisão, a ministra argumenta que o julgamento trata de fatos ocorridos no pleito de 2020, cujo mandato se encerrou em 31 de dezembro de 2024. Por isso, segundo ela, “o cumprimento da determinação de cassação dos respectivos mandatos e a realização de novas eleições encontra-se prejudicado”.
Com isso, permanecem válidas apenas as demais determinações que não envolvem a perda de mandato, restabelecendo a normalidade da gestão municipal.
Na quinta-feira (3), logo após a divulgação da cassação, Alexandre Siqueira publicou um vídeo nas redes sociais tranquilizando a população e seus apoiadores. Na gravação, o prefeito reafirmou que continuava no cargo, ressaltando que o processo dizia respeito ao mandato anterior. A decisão da ministra relatora veio, portanto, confirmar a sua permanência no comando do Executivo tucuruiense.