Selecione abaixo uma Cidade

Operação da PF desmonta esquema bilionário de garimpo ilegal entre Rio Maria e Xinguara

  • Compartilhe:

25 abr

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal na última quinta-feira (24) desmantelou um esquema bilionário de extração ilegal de ouro no sul do Pará. A ação ocorreu na zona rural de Rio Maria e atingiu dois garimpos clandestinos ativos próximos à rodovia BR-155, entre os municípios de Rio Maria e Xinguara.

Durante a operação, foram apreendidas 12 retroescavadeiras usadas na lavra ilegal, duas caminhonetes e dois quilos de mercúrio — substância altamente tóxica utilizada para separar o ouro dos sedimentos. Segundo a PF, o prejuízo socioambiental causado pela atividade criminosa, somado ao valor estimado do minério extraído, pode ultrapassar R$ 800 milhões.

As investigações indicam que cerca de 440 quilos de ouro foram retirados clandestinamente da região, que teve uma área degradada equivalente a aproximadamente 240 campos de futebol. A Polícia Federal segue apurando a identidade dos responsáveis pela extração, além dos possíveis compradores do ouro.

Batizada de “Operação Alquimia”, a ofensiva teve início a partir da suspeita de exploração ilegal de cobre, mas revelou um esquema muito mais amplo de garimpo de ouro em larga escala. O nome da operação faz referência à antiga prática que buscava transformar metais comuns em ouro — metáfora para o esquema descoberto, que envolvia a transformação de crime ambiental em lucro milionário.

whats